Avisos do site

Webinar 29/3/2022 20:00h: Educação em Saúde Digital para Profissionais de Saúde no Mundo: Uma Visão Global (SIG RUTE Educação em Saúde Digital)

Webinar 29/3/2022 20:00h: Educação em Saúde Digital para Profissionais de Saúde no Mundo: Uma Visão Global (SIG RUTE Educação em Saúde Digital)

por Renato M.E. Sabbatini -
Número de respostas: 0


Hoje: Palestra on-line gratuita promovida pelo Grupo de Interesse Especial em Educação em Saúde Digital da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Rede Nacional de Educação e Pesquisa (RNP)

Educação em Saúde Digital para Profissionais de Saúde no Mundo: Uma Visão Global

Palestrante. Prof. Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, PhD, FACMI, FIAHSI

Data: Terça feira, 29 de março de 2022, 20h BRT
Sala de videoconferência: https://bit.ly/sigesd-conf

Você gostaria de ensinar Informática em Saúde, Telessaúde ou temas similares em uma faculdade?

Sumário:

Existem inúmeras oportunidades para essa linda e recompensadora carreira profissional, e o mercado docente irá explodir nos próximos anos. Temos mais de 1.000 faculdades na área de saúde, sendo 330 apenas em medicina! Provavelmente menos de 20 ou 30 ensinam disciplinas de saúde digital nos cursos de graduação e pós-graduação. Um dos motivos principais é o baixíssimo número de professores disponíveis, que queiram ensinar essa matéria, no Brasil. Nesta palestra o Prof. Renato Sabbatini, eminente e pioneiro educador e pesquisador internacional em Informática e Saúde e Telessaúde irá expor como é feita a educação de estudantes e profissionais de saúde em tecnologias de informação e comunicação em saúde, no Brasil e no mundo, e expor as principais vias de formação de docentes para romper o ciclo vicioso de falta de professores, que impede uma maior expansão dessa disciplina de ensino no nosso país, tais como especialização, mestrado, doutorado, etc., em centros de formação universitária e em sociedades científicas, como a AMIA, ou até por autodidatismo.

Currículo do palestrante:

Membro fundador, presidente do Conselho e ex-diretor (2011-2022) e membro do GT de Educação e Capacitação Profissional do Instituto HL7 Brasil. Membro do HL7 International Education Advisory Council, e Fellow da International Academy of Health Sciences Informatics (IMIA) e do American College of Medical Informatics (AMIA). Diretor do Grupo de Trabalho de Educação da American Medical Informatics Association. Foi professor das Faculdades de Medicina da USP em Ribeirão Preto, e da UNICAMP em Campinas por 45 anos, e atualmente é Professor Adjunto de Informática em Saúde e Telessaúde da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e de várias outras instituições de ensino.

Quem promove?

A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) tem um Grupo de Interesse Especial (SIG) em Educação em Saúde Digital, que agrega vários educadores com longa experiência, inclusive na formação de outros educadores na área. Gostaria de aprender com eles, trocar ideias, dar sugestões, e, principalmente, ajudar a fomentar e plasmar o futuro da educação em saúde digital? em nosso país? Faça parte do grupo e participe, se quiser, de um dos Grupos de Trabalho. Saiba mais e inscreva-se aqui: https://bit.ly/sigesd-cad.

E participe das nossas reuniões mensais (veja lá a programação anual)!